segunda-feira, 17 de setembro de 2012

OFICINA : Rádio e história: expressão de mídia e memória


Ocorreu nos dias 20 a 22 de agosto de 2012, durante o XIV Encontro Estadual da ANPUH – SC, no Laboratório de Imagem e Som (LIS) , na FAED / UDESC, em Florianópolis.
É parte das atividades previstas a ocorrer em referência aos 90 anos do rádio no Brasil, e ao 15 anos de existência da Rádio UDESC FM.

Proponentes:

Márcia Ramos de Oliveira – Doutora em História (UFRGS); vinculada ao Departamento de História/ UDESC e ao Laboratório de Imagem e Som (LIS / FAED), Florianópolis, SC.
Paulo Roberto Santhias – Mestre em História (UDESC); vinculado a Rádio UDESC FM, Florianópolis, SC.

Objetivos da oficina proposta:

- Apresentar a história da radiodifusão evidenciando a importância deste veículo quanto ao impacto que representa enquanto meio de comunicação, percepção e representação, determinando novas sensibilidades e construção de memória;
- Refletir sobre a memória associada aos fenômenos midiáticos, especialmente considerando-se a gênese da radiodifusão que os processos de comemoração relacionados a sua permanência enquanto instituição;
- Refletir sobre a atualização do veículo frente as formas de expressão contemporâneas, com destaque a web e seus desdobramentos.

Conteúdo programático:

(1) Apresentar a história da radiodifusão, em diferentes contextos de emergência: quando surge como veículo de comunicação a partir da descoberta do rádio; quando é introduzida no Brasil (década de 1920), quando se apresenta nas várias regiões brasileiras, assumindo especificidades em meio a um discurso homogeneizador.
(2) Apresentar parcialmente a proposta e resultados do Projeto de Pesquisa “Impressões sobre os ‘nacionalismos’ no Brasil do Século XX: o repertório musical das emissoras de rádio nas décadas de 20 a 30 “.
(3) Apresentar a estrutura e a importância da rádio universitária, tendo como parâmetro e, estudo de caso, a Rádio UDESC FM, que neste ano completa 15 anos de funcionamento.

Metodologia:

- Aula expositiva;
- Audições e percepção sonora;
- Discussão e debate a partir das abordagens e leituras propostas;
- Possibilidades de pesquisa e identificação de acervos sobre a temática.

Referências:


- Bibliografia:
BRIGGS, Asa , e BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de
Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2004.
CALABRE, Lia. A era do rádio. Rio, Jorge Zahar, 2002.
__________. O rádio na sintonia do tempo: radionovelas e cotidiano
(1940-1946) Rio de Janeiro, Edições Casa de Rui Barbosa,
2006.
DIAS, Márcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica e
mundialização. São Paulo, Boitempo, 2000.
GUMBRECHT, Hans Ulrich. Modernização dos sentidos. São Paulo, 34
Letras, 1998.
NUNES, Mônica Rebecca Ferrari. A memória na Mídia: a evolução dos memes de afeto. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2001. _______ . O mito no rádio: a voz e os signos de renovação periódica. São Paulo: Annablume, 1993. (Selo Universidade, 16)

- Sites: http://locutor.info http://museudoradio.com/ http://www.acaert.com.br/museu/ http://www.carosouvintes.org.br/blog/ http://www.bbc.co.uk/historyofthebbc/index.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário